Sapeando pelos canais da tv a cabo um anúncio na Rede TV! me chamou a atenção. Era uma campanha institucional da própria emissora pedindo o consumo consciente de papel para salvar o planeta.
Diante do histórico brasileiro de produção de papel a partir de florestas plantadas esse tipo de campanha é inconcebível.
Ao longo dos anos o setor se organizou e se uniu em entidades como a Bracelpa (Associação Brasileira de Celulose e Papel) e Abraf (Associação Brasileiros de Empresas de Forestas Plantadas).
Os avanços tecnológicos, que fazem do Brasil referência mundial, também são conseqüência do investimento conjunto dessas empresas e apoio à instituições como Ipef (Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais) e Abtcp (Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel).
O que falta ainda, infelizmente, é a mesma união no trato de assuntos institucionais. Até quando ambientalistas e ecólogos se valerão da timidez do setor para propagar mitos? Até quando o setor se manterá apático diante de críticas absolutamente infundadas?
Somos um dos maiores produtores de papel e celulose do mundo. Um setor que gera milhões de empregos em toda a sua cadeia.
Um setor que deve se orgulhar por seus resultados. Mas se envergonhar por se mexer tão pouco quando o assunto é esclarecer melhor a sociedade e atuar, em conjunto, nesse sentido.
Em relação à campanha da Rede TV! seria, na minha opinião, conveniente que alguma entidade enviasse – ao menos – um pedido formal para a retirada desse vídeo do ar.
Enquanto isso, nós da Painel Florestal, continuamos incentivando o consumo do papel. Imprimam e repassem!