domingo, 5 de julho de 2009

“La pelota está en la cancha de Uruguay”


Com essas palavras o secretário da Presidência do Uruguay Miguel Ángel Toma demonstrou o seu otimismo ao voltar de Portugal com uma lista de tarefas.

A Portucel solicitou ao governo uruguaio informações e estudos sobre logística e infraestrutura.

Segundo Toma, a empresa indicou prováveis localizações para a fábrica e precisaria ter garantias sobre esses aspectos. O secretário deve retornar ao país lusitano dentro de um mês com esses levantamentos na bagagem.

Ao mesmo tempo, ainda no Uruguai, a Arauco anuncia que deverá ser a maior produtora de celulose do mundo, superando até mesmo a empresa que surgirá com a união entre Aracruz e VCP.

Depois de se associar com a StoraEnso e da compra dos ativos florestais da Ence, a empresa - braço florestal do grupo chileno Angelini, deve expandir também suas operações no Brasil.

Atualmente, a Arauco possui aproximadamente 65 mil hectares de florestas plantadas no Paraná que abastecem - entre outras operações - uma fábrica de MDF.

Eles devem seguir ampliando sua área florestal, seja dentro de um processo de expansão natural, seja para alcançar - o quanto antes - um maciço suficiente para uma nova planta de celulose (uma velha aspiração do grupo).