domingo, 2 de setembro de 2012

Kiitos, Finlândia!

Gravando em Tampere, uma das belas cidades que conhecemos

Depois de 14 dias, nossa jornada pelo país com a maior produção florestal do mundo está quase chegando ao fim.

Típica propriedade rural no interior do pais

Percorremos mais de 2.150 quilômetros passando por cidades como Turku, Kotka, Espoo, Savonlinna, Mikeli, Heinola, Jämsä, Pori, Vaasa, Tampere, Vierumäki e Helsinki.

Picadores florestais estão em alta no norte da Europa

Visitamos a maior feira de máquinas do país, a FinnMETKO e percebemos que o setor florestal é para a Finlândia o que o setor agrícola é para o Brasil.

Entrevistamos também nossa anfitriã, Niina Fu

Ficamos felizes ao saber que a Painel Florestal é conhecida por aqui. Nossos boletins, notícias e vídeos chegaram bem antes da gente.

As crianças aprendem cedo o valor da floresta

Aprendemos que o povo finlandês tem tradições que nos levam a refletir nosso modo de vida. A valorizar o que temos e somos.

Você pagaria 15 mil reais nessa casa de Pinus?

Vimos que a busca permanente pelo conhecimento e inovação promove, cada vez mais, a descoberta de soluções que reduzem o consumo de recursos - renováveis ou não -e tornam o mundo um lugar melhor para se viver.

Levamos nossa bandeira para a Finlândia

Para eles, somos verdadeiramente muito mais do que caipirinha, futebol e praia. Encontramos finlandeses que reconhecem no Brasil um potencial maior que a China, pelo menos no que se refere ao setor florestal.

Elas estão sempre ali, lindas florestas...

Voltamos acreditando que os 80 anos necessários para colher uma árvore na Finlândia ensinaram ao seu povo o real valor da floresta.

Muita informação e ótimas experiências

As famílias finlandesas reconhecem nela a sua essência. São histórias que teremos o prazer de contar, aí no Brasil, a partir de outubro, no programa Painel Florestal, no Canal Rural.