domingo, 14 de junho de 2009

Portucel: Brasil reage

Ao ficar sabendo que o governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, tinha pedido autorização da Assembleia Legislativa para uma viagem a Portugal, busquei mais informações.

Puccinelli viaja nessa segunda-feira, 15, para mais uma rodada de conversas com os diretores da Portucel.

Na bagagem, estudo de logística e o Plano Estadual Florestal. Documentos que devem subsidiar as decisões da cúpula da papeleira portuguesa.

Apesar do Uruguai oferecer vantagens competitivas interessante, a compra da Ence pela Arauco e StoraEnso - segundo a própria Portucel - devem reduzir consideravelmente a chance do país vizinho ser escolhido.

Teoricamente, não haveria espaço para mais uma. O acordo entre a chilena Arauco, a finlandesa StoraEnso e a espanhola Ence, envolveria 130 mil hectares de terras e plantios, além de operações no centro e oeste do país sulamericano.

Sabendo disso, o governo de Mato Grosso do Sul se mexeu para tentar garantir a geração de - no mínimo - mais 2 mil empregos. No estado, Bataguassu, município vizinho de Três Lagoas (onde está instalada a VCP ), já foi visitado pelos portugueses.

Vamos acompanhar!