quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Bons passos para o setor florestal

Dois momentos importantes para o setor de florestas plantadas nesta semana.

Na segunda-feira, 5, em Mato Grosso do Sul, a apresentação oficial do Plano Estadual de Desenvolvimento Sustentável do Setor Florestal.

Joésio Siqueira, da STCP, empresa responsável pela elaboração do plano, mostrou que o estado está pronto para receber os investimentos que, segundo ele, deve alcançar R$ 10 bilhões nos próximos anos.

A secretária de Estado de Produção e Turismo Teresa Cristina, que deve lançar sua candidatura à Câmara Federal, prestigiou o evento e demonstrou total interesse em continuar incentivando o setor.

Segundo ela, o governador André Puccinelli, ainda em pé de guerra com o ministro do Meio Ambiente Carlos Minc, também quer ver seu estado atraindo investimentos.

Em uma missão à China, a partir do dia 17, eles deverão levar na bagagem um resumo do Plano e um DVD produzido pela Painel Florestal.

Em Brasília, na terça-feira, 6, o lançamento da Agenda Estratégica do Setor de Florestas Plantadas reuniu parlamentares, associados da Abraf (Associação Brasileira das Empresas Produtoras de Florestas) e representantes de entidades.

O documento elaborado pela Câmara Setorial de Silvicultura foi entregue ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Reinhold Stephanes que prometeu executá-lo.

Na verdade, a agenda precisa ser colocada em prática por todo o setor. Ao menos, agora, há um ponto de partida. Nós, da Painel Florestal, estaremos de olho.