quinta-feira, 18 de setembro de 2008

1º dia - Demo International 2008, Halifax, Canadá



10 graus centígrados. O frio é mais um dos coajuvantes da exposição de máquinas florestais Demo International que começou hoje (18) e vai até sábado (20) em Halifax, aqui no Canadá.

De qualquer forma o frio não afastou os visitantes, inclusive brasileiros. Somos muitos por aqui. Ao lado de argentinos e chilenos, imagino que só perdemos - em número - para os canadenses e americanos.



A exposição ocupa uma área afastada da cidade. Provavelmente uma fazenda. Os expositores estão ao longo de uma estrada em círculo. Para conhecer toda a feira e os mais de 100 estandes, é necessário pelo menos um dia inteiro.



Os grandes fabricantes de equipamentos e máquinas florestais dividem a atenção do público. Picadores e organizadores de resíduos florestais, por exemplo, estão em bom número na feira, e confirmam a tendência de se buscar maior e melhor aproveitamento das florestas.



A Waratah apresentou um novo cabeçote de harvester: o HTH 624C. Robusto, pesa quase 3,5 toneladas, o cabeçote corta árvores com até 97 cm de diâmetro. São 10.678 libras de potência, com velocidade de alimentação de 5 metros/segundo.

Na John Deere os destaques ficam para a Energy Wood Harvester, ou bundler, e para a Harvester 1270E.



O primeiro é um enfardador de resíduos florestais instalado numa base de Forwarder 1410d com lança de alcance de 10 metros. O bundler está equipado com TMC e prepara de 25 a 30 fardos por hora.



A Harvester 1270E, fabricada na Finlândia, tem cabine que gira 360º permitindo total controle do operador. O modelo utilizado nas demonstrações está com cabeçote H480. A lança alcança até 12 metros e o motor tem 228hp de potência.

A máquina é lançamento da John Deere e traz novo sistema de controle, novo desenho geométrico de braço e lança e nova cabine.



Em algumas demonstrações, assistidas inclusive pelo nosso grupo, foi possível constatar o desempenho da 1270E. Vamos voltar a falar sobre ela com mais detalhes.

Amanhã continuamos nossa visita à feira. E eu, com mais novidades em nosso blog.

Nenhum comentário: