quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Davenport, Coal Valley e Chicago

Arrisco a dizer que o mais importante em iniciativas como a da John Deere é a integração entre aqueles que compõem a missão. A troca de informações. Isso acontece o tempo todo. Mesmo com as pecualiaridades de cada região ou também de espécies e sortimentos, o processo de colheita florestal é um só. E o desafio também: aumentar rendimento e produtividade.



Nosso grupo (foto acima), visitou a fábrica John Deere de feller bunchers de roda e skidders na manhã dessa terça-feira (16), em Davenport (Iowa). Na mesma planta industrial também são produzidos os equipamentos para construção civil como carregadeiras, basculantes, escavadeiras e motoniveladoras.

Mais uma vez a grandiosidade e organização impressionam. Os detalhes também. Aproximadamente 20% dos funcionários é composto por mulheres.



Vimos uma delas, inclusive, montando uma cabine em um skidder. Serviço pesado? Que nada! Prova disso é o baixo índice de acidentes de trabalho: faz 5 anos que não acontece nenhum.



São várias linhas de montagem. Nessa fábrica também são produzidas as cabines da maioria das máquinas John Deere. Robôs cortam e soldam imensas chapas de aço (com espessura de até 2 polegadas) com uma precisão impressionante.



A cada 10 minutos um caminhão descarrega suprimentos. A John Deere não trabalha com estoque de equipamentos, mas peças e partes das máquinas estão sempre à mão. Chegando o pedido, a produção é iniciada imediatamente.



Assim, os equipamentos vão ficando prontos, testados e encaminhados aos clientes. Aliás, são tantos testes que a probabilidade de um defeito é mínima. Quando isso acontece, segundo o gerente de produção da fábrica, a frustação dos próprios operários é grande.

No final da manhã, fomos ao Coal Valley Demo, um campo de testes e demonstração dos equipamentos John Deere. Lá, além de conhecer toda a linha de máquinas florestais em detalhes, foi possível operá-las.



Tecnologia e conforto facilitam o trabalho de quem está no comando. Até sem experiência, com poucas explicações é possível movimentá-las.

Após a visita a Coal Valley, nos dirigimos a Chicago. Hoje, antes de embarcar para Halifax, no Canadá, damos uma pausa à programação para conhecer - rapidamente - a cidade de Barack Obama, do jazz & blues.

Fiquem, por enquanto, com uma foto tirada pela janela do meu quarto, nessa manhã.

Nenhum comentário: