terça-feira, 23 de setembro de 2008

Florestas e serrarias no Canadá...

Ontem, segunda-feira (22), visitamos as unidades de processamento de madeira e florestal da Ledwige Lumber, em Enfield, Nova Scotia.

Nossa missão está chegando ao fim. Hoje, partimos para Boston de onde vamos embarcar para o Brasil.

Uma viagem que já deixa saudades. Excelente recepção e organização da John Deere. Novos e bons amigos. Muita informação. E, também, belíssimas imagens dos países visitados.

Vamos ao balanço da visita. Ledwige Lumber é uma empresa familiar. Fundada há 65 anos, produz 15 mil metros cúbicos de madeira serrada por mês. Em toda a empresa, são aproximadamente 50 funcionários.



Na serraria, duas linhas automatizadas definem o melhor aproveitamento de cada tora através de escaneamento a laser. O diagrama de corte é específico para cada árvore.

São serras R200 HewSaw e R200 Plus HewSaw com sistemas computadorizados. Juntas, elas processam 55 tábuas por minuto.

O sistema tenta compensar a baixa densidade da madeira. É provável que as árvores serradas não produzam 1 metro cúbico de madeira.

A classificação das toras também é automatizada bem como, boa parte da classificação de peças serradas. Em médias, as toras são de 25 a 28 centímetros.



As espécies serradas são Fir e Spruce, parecido com o Pinus, A madeira passa por secagem. Parte do resíduo da indústria é aproveitado para aquecimento das secadoras e dos escritórios, no inverno. O restante é vendido para fabricação de peletes.

O sortimento de produtos varia entre tábuas 15,24 x 5 cm e 10,16 x 5 cm, com comprimentos de 1,80 m, 2,12 m e 2,40 m.

Toda a produção é destinada para a construção de estruturas das casas e prédios na América do Norte.

A empresa possui duas áreas florestais: uma de 6 mil hectares e outra de 3 mil. A menor, em Halifax, sediou a Demo International. Nós, visitamos a maior, a 70 quilômetros da serraria.

A colheita é feita com feller bunchers de esteira 753E John Deere. Dois haversters processam as árvores colhidas separando os sortimentos. Lá, não usam skidder. Eles preferem deixar os galhos e resíduos na própria floresta e já separar os troncos por diâmetro.



As árvores, em sua maioria, são centenárias. Estima-se, no entanto, que sejam necessários cerca de 60 anos para que elas atinjam o ponto ideal de corte. Muitas árvores apodrecem. Frio, umidade e idade são os fatores principais.

Depois do corte, espera-se três anos. Daí verifica-se a rebrota. Caso considere necessário, a empresa faz algumas reposições.

De 1998 até hoje foram plantadas 2,4 milhões de árvores. Atualmente, eles usam apenas 15% da floresta própria.

Nenhum comentário: