segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Dubuque (Iowa) - Fábrica de Feller Bunchers de esteira

Imaginar uma fábrica de máquinas pesadas e robustas como as utilizadas na colheita florestal não é tarefa fácil. Talvez por isso nos surpreendemos ao conhecer a fábrica da John Deere em Dubuque (Iowa).

Uma das primeiras fábricas do grupo (1947), a John Deere Dubuque Works factory possui 362 mil metros quadrados por onde estão espalhadas as linhas de produção de retroescavadeiras, feller bunchers e harvesters de esteira, tratores de esteira, carregadores florestais, entre outros. Ao todo são 13 modelos diferentes.

Organização e um clima de absoluta integração entre funcionários - que têm à disposição academia de ginástica, quadra esportiva e música ambiente por toda a fábrica, garantem a qualidade dos produtos.

Um equipamento fica aproximadamente 10 horas em cada etapa de produção. Um feller buncher, por exemplo, fica pronto em duas semanas.

Na fábrica, vimos um equipamento da Klabin sendo montado (foto abaixo). Em mais algumas semanas a máquina estará no Brasil. Da mesma fábrica, recentemente, outro feller buncher foi montado para a Acesita. O equipamento já está a caminho do porto.



Um detalhe interessante: não existe automatização ou robotização na linha de montagem. Todo o processo é manual e supervisionado de perto por engenheiros que mantém seus escritórios dentro da planta de produção.



No fim da tarde desta segunda-feira (15) conhecemos o John Deere Headquarters, sede mundial da companhia. Emílio Sabetta, diretor comercial John Deere para América Latina, relatou como uma necessidade de um cliente no Brasil se transforma em desafios a serem superados pela empresa.



Foi uma feliz surpresa constatar que qualidade e segurança fazem parte da rotina da fábrica que produz equipamentos para o mundo todo. E o melhor, sem turnos exaustivos ou pressão no ambiente de trabalho. A filosofia John Deere, espalhada em quadros por toda a parte reflete-se no orgulho de cada funcionário, de suas famílias e de toda a comunidade.



A marca John Deere estampada em camisetas, roupas de bebê e até abajoures, é comercializada nas próprias fábricas. Nós, do Painel Florestal, também nos tornamos clientes John Deere. Somos os mais novos felizes proprietários de um Log Skidder. Em miniatura é claro. Mas já um começo.

Até amanhã!

Nenhum comentário: