segunda-feira, 16 de abril de 2012

E assim acabou o Três Lagoas Florestal

Rasgo elogios à feira agora que voltei para a Paraíba, já adianto que se tiver outra ano que vem ou seja lá quando for estarei disposta a ir novamente, na realidade não falo só por mim, muitas pessoas que conheci na feira também disseram que a iniciativa foi boa e que superou suas expectativas e que se houver outra estarão lá.

Algumas coisas que são feitas pela primeira vez tendem ao erro mais do que ao acerto, mas a visão geral foi que a feira foi super acertada.

Fazia tempo que eu não via fila do tamanho da do credenciamento, mas a organização não tinha como prever a quantidade de pessoas interessadas, não achei isso como um aspecto negativo já que significou que a feira 'bombou'. O espaço físico era ótimo, assim como o controle de entrada de pessoas e do sistema de presença com código de barras.

A área destinada aos stands foi mais do que suficiente e muito bem organizada, os brindes que ficaram por conta de cada expositor também estavam ótimos, principalmente os que não continham apenas boné ou caneta, mas aos brindes sendo mudas, sementes, vermiculita e as palestras interessantíssimas disponibilizadas pela feira em si e pela Syngenta.

Bom mesmo foram as oportunidades e ali não estavam só elas, mas também esteve do produtor rural ao empresário, dos técnicos em eletrônica, por exemplo, aos estudantes de engenharia, das pessoas comuns não ligadas ao meio florestal e as que estavam querendo ingressar. Todos sendo muito bem servidos de informações, opções de compra, soluções para injúrias e outras tantas coisas.

Olho de outra maneira o mercado florestal e as pessoas que o compõem agora, antes eu tinha um pensamento torto, por exemplo, sobre o operador dos maquinários, quando fui no simulador de colheita pensei "Eles estão de parabéns" foi extremamente difícil pra mim e não consegui tirar árvore alguma, eles não precisam entender do solo, das pragas, das mudas, de nada, mas sem eles a coisa toda ia ficar extremamente complicada.

No mais vi a potencialidade do estado, eu sabia que estava grande o mercado, agora tive uma ideia geral e com meus próprios olhos.

Outra coisa que acho que todos puderam notar é que não havia só pessoas do Mato Grosso do Sul ou São Paulo, conheci gente do Tocantins, Mato Grosso, Santa Catarina, Minas Gerais e até passei vergonha com um chileno que confundi com o motorista do ônibus, a maioria produtor rural ou empresário. Esbarrassem neles de propósito, dois desses estados que listei me propuseram estágio e podiam propor para você também.

Não gosto de altura, mas no guindaste com aquele medo todo olhei para o horizonte e pensei que era ali o lugar onde eu queria viver até ficar bem velha, com mercado florestal em alta, emprego pra muita gente, terra boa pra se plantar e viver.

Interessante foi que acabei na feira por força do destino, agora só tenho a agradecer ao evento por ter me dado essa chance de procurar meu lugar, ao meu professor Carlos Lima, que palestrou primeiro no último dia de feira, pelo apoio do início ao fim. Aos que acompanham o blog e ao bom Deus que permitiu com que tudo desse certo. Parabéns a organização e a Três Lagoas pelo que proporcionou as pessoas que foram uma experiência extremamente agradável e singular.

Já estão pensando na próxima edição? Espero que sim e que a próxima placa seja "Bem vindo de volta ao Três Lagoas Florestal"