terça-feira, 10 de abril de 2012

Eu no meio dos grandes

Entre tantas personalidades tituladas professores, assessores, diretores, secretários e outros importantes no ambiente florestal estava eu, uma mera estudante em uma reunião no SEBRAE de Três Lagoas.
Sabe quando você não sabe muito do que alguém está falando? Pois foi assim que me senti do início ao fim. Acredito que boa parte das pessoas que estão estudando ainda também não saberiam e o que me contenta é que diferente dos outros, por vários motivos, estive lá disposta a ouvir e tentar absorver e entender a maior quantidade possível de informações que eram passadas.

Eu não sabia, por exemplo, o que era o Rio +20 e agora sei que é a Conferência Mundial de Desenvolvimento Sustentável e que acontecerá de 20 a 26/06 deste ano e que há 25 temas propostos pelo Brasil onde pelo menos 20 se refere ao homem e o restante se refere às florestas e até oceanos.
Também não sabia da Política Nacional de Florestas Plantadas que pelo que entendi se refere a cadeia produtiva florestal de derivados direto até seu uso na construção, por exemplo.

Eu sabia da tal Economia Verde, mas foi preciso alguém na roda dizer que era mais fácil falar do que cumprir pra poder ter essa visão, foi dado como exemplo a substituição de postes e pontes de madeira por concreto e ferro, e que até os currais estão sendo feitos de alvenaria.

Se eu fosse apontar todas as coisas que achei interessante nessa reunião eu ficaria horas escrevendo. Porém tenho a dizer que aprendi muito mais em 3 horas de conversa do que nas 30horas aula de matérias que foram feitas para discutirmos questões parecidas na universidade, pelo menos na minha.