segunda-feira, 2 de abril de 2012

Mudança de cenário

Quando eu era criança e viajava pelas estradas do Mato Grosso do Sul olhava atentamente para todos os lados e o que eu via? Pastagem e gado.

Em viagem recente pelas mesmas estradas a paisagem está de fato diferente, tem floresta plantada no lugar das pastagens, tem campo para floresteiros e embora eu soubesse na época que tive que me mudar para a Paraíba que o mercado ia crescer com a chegada de empresas, pude crer e ver a mudança no cenário visual e econômico na região de Três Lagoas. Pensei com aquele brilho nos olhos "Vou voltar para o meu lugar, o lugar de onde eu não deveria ter saído", pelo menos esse é o plano.

Na parte da Paraíba onde moro os produtos florestais são diferentes dos obtidos no MS, a caatinga tem estaca, lenha, carvão e mourão, por exemplo. O cerrado já oferece solos para espécies de grande porte, visto que há eucalipto em larga escala e dele extrai-se diversos produtos.

Essas diferenças acredito que são marcadas principalmente pelo clima e a disponibilidade hídrica, contando também com o tipo de solo de cada região já que aqui no sertão os solos são rasos, pedregosos, com relevo difícil para maquinários, e mesmo que se possa plantar eucalipto não seria viável em escala industrial. Há um período de seca muito grande também e não são todas as espécies que se adaptam a essa realidade.

Chega a ser irônico, mas foi necessário sair do MS para reparar e conhecer parte de seu mercado florestal e ver o potencial econômico que suas terras podem oferecer.