quinta-feira, 12 de abril de 2012

Três Lagoas Florestal

Anteontem foi aberto o Três Lagoas Florestal e fiquei realmente surpresa com a quantidade de pessoas que encontrei em filas enormes para cadastramento e retirada de identificação.

Após a cerimônia de abertura houve uma palestra e geralmente quando ouço as pessoas falando sobre 2050 elas não são muito positivas quanto aos recursos naturais que teremos e o palestrante apontou que teremos sim recursos se crescermos com a ideia da sustentabilidade.

Ontem entrei em outra fila enorme para conseguir fazer uma visita técnica na Fíbria ou Eldorado, porém na minha vez acabaram-se as vagas em ambas as empresas. Acho que 40 vagas oferecidas são poucas se levarmos em consideração a quantidade de pessoas que estavam interessadas, talvez se tivessem duas visitas diárias, uma pela manhã e outra à tarde, resolvesse o problema, ao menos para nós os visitantes.

De última hora conseguiram uma vaga para mim e fui com uma expectativa enorme visitar a Fíbria. Porém me decepcionei bastante, achei que fossemos ver o sistema de produção da celulose por dentro, mas só entramos em uma sala para ver um vídeo informativo de segurança e sobre as etapas para obtenção da celulose e para mim isso não bastava.
Andamos nas instalações apenas pelo lado de fora onde nos era informado coisas do tipo “Aqui é onde fazemos o controle de qualidade”, quando achei que não fossemos ver nada além da estrutura paramos para observar a celulose já separada em folhas, onde tocamos e pegamos amostra e retornamos ao ônibus e meia hora depois estávamos na Feira de novo.

Quando retornei da visita técnica frustrada um professor da UFMT me disse sobre uma palestra que a Syngenta estava disponibilizando a um público limitado. Era sobre controle de doenças em florestas plantadas no Brasil, foi superficial, rápida, nada cansativa, com dados experimentais e achei bem interessante, indico muito que vejam hoje e amanhã as outras palestras previstas, eu estarei lá e os horários são bem acessíveis.

Quanto aos stands digo que muitos chamaram minha atenção. Há um da Trimix que me mostrou Vermiculita que antes só tinha ouvido falar e na minha mala agora tem várias amostras. Outros ainda devo visita com maior atenção, e estou deixando os de maquinário por último para ver se farão alguma demonstração de uso que me impressionem mais do que seu tamanho colossal.